Fauna de Huilo Huilo


Em Huilo Huilo descreveram-se 81 espécies de aves. Entre as espécies endêmicas, Chucao (rubecula Scelorchilus), que pertence ao grupo conhecido como pássaros Rhinocryptidos só existe aqui e está totalmente adaptado à vida no chão da floresta. Outro pássaro emblemático é o pica-pau preto (pica-pau de Magalhães), a maior das três espécies de pica-paus encontrados no Chile, cuja história de vida está diretamente ligada ao bosque úmido.


fauna_10
Entre os mamíferos que habitam o bosque estão o Pudu (Pudu puda), os menores cervos do mundo e endêmicos deste bosque, de apenas 10 kg e 40 cm de altura. Entre os felinos destaca-se a presença do Puma (Puma concolor), o Bobcat (Oncifelis geoffroyi) e o Kodkod-Kod Kod ou (Oncifelis guigna) um dos gatos pequenos mais selvagens do mundo que habita tanto o solo como a copa das árvores.
Ambas as espécies pelos seus costumes de crepúsculo e timidez, são pouco conhecidas e sua conservação está seriamente ameaçada.

Há também o único representante da ordem e família dos marsupiais, o Monito del Monte (Monito del Monte), relacionado com marsupiais australianos. Os estudos genéticos-moleculares mostram sua semelhança com as espécies fósseis extintas e é considerado um fóssil vivo, representando os primeiros marsupiais que povoaram a América do Sul.
Entre os anfíbios, uma das espécies ameaçadas de extinção é o Toad Darwin (Rhinoderma darwini), único em sua estratégia reprodutiva, porque é o macho que guarda os ovos em sua boca. Esta espécie é endêmica e está atualmente na categoria de vulnerável pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza).

Fauna de Huilo Huilo

  • O

    isolamento natural da ecorregião de Valdivia durante vários milhares de anos produziu espécies animais e vegetais únicas no planeta, que apresentam características muito singulares.
Menú