No Selva da Patagônia


Huilo Huilo é parte de um ecossistema único e pouco explorado, que corresponde ao território selvático da Patagônia, nos Andes austrais. Nesse território estão sobrepostas áreas de interesse científico e de conservação a nível mundial. A Ecorregião Valdiviana, também chamada Selva Valdiviana, é uma delas e constitui uma estreita faixa de bosque que se estende até o sul através de aproximadamente 1.600 km, desde 35º até 47º de latitude sul. É uma das 25 ecorregiões mais valiosas e ameaçadas do planeta. Considerada a nível mundial como um “hotspot” (ponto quente) em matéria de biodiversidade (Myers et al., 2000), por sua importância biológica e os seus altos níveis de espécies endêmicas, a grande variedade de habitats e formações vegetais excepcionais e únicas.


patagonie-terre-du-feu
Instituições científicas dedicadas à conservação têm rotulado essas florestas temperadas do sul globalmente como virgens,
já que é um dos poucos lugares do mundo em que permaneceram ecologicamente intactas. (Bryan et al., 1997).

É também uma ilha biogeográfica, que se desenvolveu isolada de outros ecossistemas florestais desde a Era Terciária e alberga extraordinárias espécies endêmicas e antigas comunidades de flora e fauna, muitos dos quais datam da era do continente muito conhecido como Gondwana.
Além disso, esta Floresta Ombrófila do Sul dos Andes, cuja área compreende 2.000.000 hectares, foi declarada pela UNESCO em 2007 “Reserva da Biosfera”. Todas essas características tornam esta área muito diferente da estepe patagônica austral, que é mais conhecida por todos.

E é no coração desta Selva Patagônica onde nasceu, no início deste século, a Reserva Biológica Huilo Huilo: 100.000 hectares de natureza exuberante que abrigam uma biodiversidade incrível, lagos glaciais e inúmeros córregos, com a maior quantidade de espécies de samambaias do Chile continental e uma quantidade de espécies ameaçadas ou em perigo.

No coração da Patagônia

  • N

    a Floresta Patagônica está Neltume, cidade a base de madeira localizada em um ambiente de rios e lagos e as majestosas montanhas e vulcões de tirar o fôlego e uma beleza natural. Seu nome deriva do Mapudungun e significa "sair livre" (Neltún: desocupar, Men: ir para lá).

Menú